quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Árvores de Natal ecológicas




Este ano apostei na criação de árvores de Natal mais ecológicas. Solicitei que os alunos trouxessem garrafas de plástico e pacotes de leite. Com as garrafas criámos uma árvore (tronco e flores) e com os pacotes de leite, nomeadamente o seu interior tetra pack criámos icosaedros estrelados. São sem dúvida árvores ecológicas e originais.

Feira de Doces Biológicos e Ervas Aromáticas


Hoje, dia 11 de Dezembro, decorreu na Escola Dr Francisco Cabrita uma feira de Doces Biológicos e Ervas Aromáticas. Esta feira surgiu da ideia das colegas responsáveis pelo projecto Eco-Escola (Fátima Vilas Boas e Maria Macedo). Uma vez que tinha realizado com as turmas de 9ºAno um projecto de criação de rótulos de doces achei oportuno aliar-me a esta iniciativa participando com os trabalhos dos alunos. Assim começou-se pelo fabrico de doce de Abóbora e da Marmelada na cozinha da escola, neste projecto colaboraram alunas das turmas B, C e E dos 9ºAnos. Imprimimos desenhos dos frutos para decorar a Feira e para criar o cartaz assim como alguns marcadores. Foram ainda impressos em papel autocolante os rótulos do doce de Abóbora e da Marmelada criados pelos alunos.
Uma vez que já se previa a participação da Escola Diamantina Negrão com a turma de Cef de Jardinagem num projecto semelhante decidi falar com a colega Sofia Labisa sobre esta iniciativa à qual ela se aliou de imediato. Esta participação veio enriquecer a feira com mais uma banca com venda de ervas aromáticas que estes alunos produzem na sua horta. Estiveram a ajudar as professoras Fátima Granja e a professora de Jardinagem assim como alguns alunos.
A turma de CEF de Mesa da nossa escola voltou participar prontamente nesta actividade com o serviço de chás (alguns da minha horta) e de tostinhas com os doces confeccionados pelos alunos.
Foi um dia em cheio apresento algumas fotos para recordar.

Traçados Geométricos - 8ºA e B

Neste primeiro período os alunos do 8ºA e B realizaram traçados geométricos e aprenderam a traçar arcos, óvulos e ovais. Realizaram uma composição de paralelas e perpendiculares assim como simplificaram e estilizaram uma conçha ou búzio a partir da sua observação directa. O trabalho final consistiu na criação de uma composição geométrica onde aplicaram os conhecimentos adquiridos e pintaram a lápis de cor.
Uma mostra desse trabalho é aqui apresentada.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008