quarta-feira, 23 de abril de 2008

A cor na Arte - 8ºB

No segundo período os alunos do 8ºB aprofundaram os seus conhecimentos sobre cor sobre uma obra de arte do século XX. Deste modo reproduziram a obra subdividiram-na livremente em 4 partes e aplicaram os conhecimentos que adquiriram sobre cor em cada uma dessas divisões (gama monocromática, cores neutras, cores quentes ou frias) numa parte reproduzirem as cores reais.

Mais Ilustrações de poemas

Hoje, dia do livro, os alunos do 5º e do 6º ano e 2 alunos do 9ºano que eu convidei (Ayrton 9ºA e Jonatas 9ºC) declamaram na biblioteca da escola alunos belos poemas. Foi também inaugurada a exposição das ilustrações dos poemas. Apesar de ter exposto cerca de 40 trabalhos, verifiquei que alguns alunos ficaram tristes por não verem os seus trabalhos expostos, espero que compreendam mas não podia colocar todos por isso aqui ficam mais alguns trabalhos.

sábado, 19 de abril de 2008

Visitas de Estudo a Lisboa ano lectivo 2007 - 08

Este ano organizei duas visitas de estudo a Lisboa. No dia 2 de Novembro e com o apoio da minha querida colega Maria José Leote fomos com o 8ºB ao Mosteiro dos Jerónimos, Parque Expo (descobrindo as esculturas) e à exposição "Escultura com afectos" na Sociedade nacional de Belas Artes. Nos dias 4, 9 e 12 de Janeiro foi a vez dos 5 nonos anos irem ao CCB para uma visita guiada pela colecção Berardo. Para além do CCB foram ao Palácio da Ajuda (colecção Ermitage), Fundação Arpad Scènes - Vieira da Silva e ao Museu da Presidência. Estas visitas foram possíveis graças ao apoio da C M de Albufeira, através da cedência de transporte e da ajuda dos colegas: Carla Silvano, Cristina Novo, Joaquim Veiga, Maria José Leote, Sónia Laranjeiro e Dália Tardão.

Postais com inspiração floral

Os alunos desenharam flores e aproveitando esses desenhos criaram postais para diversas ocasiões com colagens.

AUTO RETRATOS INSPIRADOS NA ARTE DO SÉC XX

O 9ºAno iniciou o segundo período com uma visita de estudo a Lisboa à Colecção Berardo. Esta visita foi o pontapé de arranque para a realização de um auto retrato inspirado num pintor (obra) do século XX. Os alunos visualizaram também uma apresentação em power point sobre a evolução do rosto ao longo da história da arte (esta apresentação está neste blog). Resultou um trabalho muito variado e rico em termos de movimentos artísticos estudados. Para completar este trabalho foi realizado um trabalho de pesquisa na disciplina de História (o trabalho interdisciplinar sempre presente...)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

ILUSTRAÇÃO DE POEMAS

Os alunos do 9ºano realizaram ilustrações de poemas. Utilizaram técnicas à sua escolha. O resultado plástico foi muito rico e motivou bastante a maioria dos alunos. Fica aqui uma amostra desses trabalhos. No próximo dia 23 de Abril será inaugurada a exposição desses trabalhos na biblioteca da escola. A exposição estará patente até ao dia 30 de Abril.
A título de exemplo fica aqui um poema de Camões ilustrado pela Eliana (9ºE)



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Camões

Composição com perspectiva (Op Art)-9ºAno